Receitas

SALADA MORNA DE COUVE COM PINHÃO

Um dos ingredientes mais queridos do meu inverno é o pinhão. Do seu também? Até então eu vivi o básico do pinhão: lava, cozinha, descasca (com notável dificuldade), coloca sal e come. Daí achei que deveria fazer uso mais interessante dessa semente que dá tanto duro pra surgir. O pinhão, que está disponível pra gente, geralmente, entre os meses de maio e julho, tem uma história muito interessante, desde o seu nascimento até as políticas de colheita, uma vez a araucária (Araucária angustifolia) já é considerada uma árvore com potencial de extinção devido à colheita massiva no passado.

As araucárias são presentes com mais expressividade nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas também são encontradas em São Paulo e Minas Gerais. Nas regiões de colheita, há programas ambientais de conscientização para que os coletadores e consumidores respeitem a época de amadurecimento, já que os animais silvestres também dependem das sementes para garantir a alimentação no inverno.

Portanto, se você encontrar pinhões para comprar antes da segunda quinzena de abril (geralmente), não compre. Mesmo que o apelo seja para um produto orgânico, a natureza tem seu tempo de amadurecimento e de troca com a fauna. Devemos entender que tudo tem o seu tempo e devemos andar em conjunto com as fases da natureza. 🙂

IMG_7336

Com isso em mente, vou sugerir uma receita simples e muito gostosa que tem o pinhão como complemento de uma verdura também muito expressiva, a couve, que tem o auge de sazonalidade em julho:

Salada morna de couve com pinhão

Ingredientes

1 maço grande de couve em tiras finas

4 dentes de alho fatiados

200g de pinhão cozido e fatiado

40g (2 colheres de sopa) de manteiga sem sal

Sal marinho à gosto

Pimenta preta moída na hora à gosto

Modo de preparo

1) Em uma panela aquecida, coloque a manteiga e o alho para fritar, mas não deixe dourar. Neste momento ele dará sabor à manteiga, mas se queimarem, o sabor ficará amargo.

2) Coloque os pinhões e deixe que fritem um pouco para assimilarem sabor.

3) Quando o alho estiver bem dourado, coloque a couve, o sal e a pimenta. Desligue o fogo, misture tudo e está pronto.

Espero que gostem!

Um beijo

Ana Sama